segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Catavento


(Texto: Claudia Frederico/Imagem: Heloisa Frederico)

Era antes da eletricidade mas já tinha gente morando na cidade.
No lugar de TV e vídeo-game, o dia-a-dia oferecia outras oportunidades para brincar...
E sabem como é criança, não precisa muito para inventar brinquedo.
Pega um pedaço colorido aqui, outro alí, aproveita uma vareta que estava no caminho
Sente o vento no rosto, ilumina um sorriso rápido e pega carona no sopro.
O sopro do ar movimenta o cata-vento colorido até que o braço canse,
Ou a brisa acabe, ou chegue a hora do jantar.



O brincar hoje está diferente? Muitos acham que as brincadeiras de hoje prejudicam inclusive a aprendizagem. Você concorda com isso?

3 comentários:

  1. Gostava muito de brincar de cinco Marias quando era pequena, quando não tínhamos os saquinhos brincávamos com pedras mesmo. Eu e minha irmã ficávamos horas brincando.

    ResponderExcluir
  2. Estas eram as regras das Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém desta vez pega-se duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.
    http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm

    ResponderExcluir
  3. Brincar nunca vai atrapalhar a aprendizagem. Brincar é lúdico. É neste momento que a crinaça elabora muitas questões. Brincar com qualquer objeto acontece sempre que as crianças se vêem numa situação de poucos recursos, onde sua criatividade deve fluir. Em sala de aula vemos crianças, aquelas que tem os aparelhos eletrônicos mais sofisticados, brincando com barbantes, eláticos...

    ResponderExcluir